18/06/09 17:37

Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP) começa dia 18

Cidade do Livro

Evento reúne grandes nomes da literatura e espetáculos desta quinta (18) até o dia 28

A 9ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto tem início na quinta-feira (18) com atrações inéditas e mistura de culturas e artes. O primeiro dia terá o encontro de Vania Lucas, Mário Feres e Tita Parra, às 19h, em um show que mostra a união das culturas brasileira e chilena, país homenageado deste ano. A noite termina com Paulinho da Viola, a partir das 21h, amarrando com suas composições o encontro da música com as letras em canções inéditas, além dos sucessos.

Nos dez dias da feira, que tem sua maior edição, além das tradicionais participações de autores e dos shows musicais, a feira trará uma programação permanente diversificada, abrindo espaço para outras manifestações artísticas - são mais de 100 escritores e 25 atrações musicais, além de teatro o artes plásticas.

Cidade do Livro
A praça Carlos Gomes, onde nas outras edições funcionava a área de alimentação será transformada na “Cidade do Livro”, com estandes especiais voltados para a literatura e para a observação do céu.

Na cidade cenográfica, personagens interagem com os visitantes ensinando a importância do livro e da leitura - o teatro educativo começa em uma livraria e mistura diversão e cultura. Em seguida, as crianças entram na Cidade do Livro acompanhadas de personagens e monitores e conhecendo o cantinho da leitura, onde poderão ler e manusear livros.

Quem quiser poderá participar de oficina de artes com a confecção de um livro artesanal, ouvir histórias, assistir a teatro de bonecos e aprender noções de nutrição, cidadania e preservação ambiental.

Cora Coralina, uma das homenageadas pelo evento, terá um lugar especial reservado na feira. Na verdade, um bequinho. O estande “Bequinho da Cora Coralina” terá o jeito da casa da poetisa, transformada em museu na cidade de Goiás, "Goiás Velho" como é chamada a antiga capital goiana. Nele, a atriz e educadora Tina Oliveira realizará sessões de poemas e histórias da autora.

Espaço
Em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia, a Feira do Livro vai abrigar um planetário, que levará o visitante a uma viagem ao espaço. Será possível saber como ocorrem os eclipes, pisar na Lua e ver o Sol de perto com imagens celestes projetadas em tela de 180º.

Para complementar a viagem, telescópios da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vão permitir a observação do céu de Ribeirão Preto. Nesta época, os objetos mais visíveis são o planeta Júpiter e aglomerados de estrelas distantes milhares de anos-luz da Terra. As observações ocorrem diariamente a partir das 18h.

Começa a maratona
Na sexta-feira (19), a feira abre às 9h já com a programação completa, como os encontros com autores, salões de ideias, palestras, shows, sessões de cinema e teatro, além dos estandes de venda de livros. (Eptv.com)